De forma adaptada, fieis participam da Romaria da Medianeira

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Pedro Piegas (Diário) 
Antes da saída da imagem de Nossa Senhora Medianeira, religiosos já faziam pedidos, orações e agradecimentos na Catedral 

Mais um domingo de novembro reúne os fieis de Santa Maria em um dos mais tradicionais eventos religiosos do Estado: a Romaria da Medianeira. Neste ano, ainda com adaptações por conta da pandemia, a programação tem uma carreata, da Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco, em direção à Basílica da Medianeira. No parque da Medianeira, os fieis serão recebidos para as atividades que vão até de tarde.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

 Mesmo não tendo a presença de caminhantes, muitos pedestres aguardam na Avenida Rio Branco e Rua do Acampamento para ver a imagens passando e um grande grupo passou a acompanhar o veículo com a imagem, caminhando ao lado pelas calçadas do trajeto. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

A carreata segue pela Avenida Rio Branco, Rua do Acamapamento e Avenida Medianeira. No domingo, a Avenida Rio Branco, no sentido Bairro-Centro, estará bloqueada no trecho entre as ruas dos Andradas e Venâncio Aires, das 6h30min às 10h. Os acessos a Rua do Acampamento e Avenida Medianeira até a Rua Duque de Caxias, serão bloqueados das 7h30min às 10h. Já os acessos à Avenida Medianeira, entre as ruas Duque de Caxias e Visconde de Pelotas, serão bloqueados das 7h30min ao meio-dia.

Veja, no vídeo abaixo, como foi a caminhada: 


Enquanto a carreata acontece, outros fieis já estão aguardando no Santuário e no Parque da Medianeira. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Gabriel Marques (Diário) 

MISSA CAMPAL 
Depois da chegada da imagem de Mãe Medianeira no parque, o arcebispo dom Leomar Brustolin rezou a missa campal do altar monumento: 

MISSAS E VIGÍLIAS 
Ainda na tarde de sábado, a tradicional missa da saúde foi celebrada. Desde às 18h de sábado até a madrugada deste domingo, religiosos se reuniram em missas e vigílias preparatórias para a carreata, que será com 100 veículos. 

CELEBRAÇÃO A DISTÂNCIA
A programação é transmitida online, pelo Facebook da Arquidiocese e também pela página da Basílica da Medianeira. 

PROTOCOLOS
A capacidade de fieis no Parque da Medianeira é de 7,3 mil pessoas. Dentro do Santuário, de 700. O espaço está com um contador eletrônico de público e, atingido o limite, novas pessoas só vão entrar na medida que outras deixarem o local. Neste ano, não é exigido comprovante vacinal para acesso ao parque, mas cuidados como máscara, distanciamento e álcool gel. 

NOVA DATA
No ano que vem, excepcionalmente, a Romaria da Medianeira não será no segundo domingo de novembro, como é tradicional. O evento ocorrerá em 6 de novembro de 2022, no primeiro domingo do mês. O motivo é a realização do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), entre 11 e 15 de novembro, em Recife, que coincidiria com a data da Romaria. A novidade será anunciada aos fiéis no domingo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Roda de conversa, apresentações e homenagens marcam a 5ª edição do Nei Day

Saneamento: decisões de agora terão impactos no futuro Próximo

Saneamento: decisões de agora terão impactos no futuro

Geral