data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Pedro Piegas (Diário)
Antes da saída da imagem de Nossa Senhora Medianeira, religiosos já faziam pedidos, orações e agradecimentos na Catedral
Mais um domingo de novembro reúne os fieis de Santa Maria em um dos mais tradicionais eventos religiosos do Estado: a Romaria da Medianeira. Neste ano, ainda com adaptações por conta da pandemia, a programação tem uma carreata, da Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco, em direção à Basílica da Medianeira. No parque da Medianeira, os fieis serão recebidos para as atividades que vão até de tarde.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Mesmo não tendo a presença de caminhantes, muitos pedestres aguardam na Avenida Rio Branco e Rua do Acampamento para ver a imagens passando e um grande grupo passou a acompanhar o veículo com a imagem, caminhando ao lado pelas calçadas do trajeto.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
A carreata segue pela Avenida Rio Branco, Rua do Acamapamento e Avenida Medianeira. No domingo, a Avenida Rio Branco, no sentido Bairro-Centro, estará bloqueada no trecho entre as ruas dos Andradas e Venâncio Aires, das 6h30min às 10h. Os acessos a Rua do Acampamento e Avenida Medianeira até a Rua Duque de Caxias, serão bloqueados das 7h30min às 10h. Já os acessos à Avenida Medianeira, entre as ruas Duque de Caxias e Visconde de Pelotas, serão bloqueados das 7h30min ao meio-dia.
Veja, no vídeo abaixo, como foi a caminhada:
Enquanto a carreata acontece, outros fieis já estão aguardando no Santuário e no Parque da Medianeira.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Gabriel Marques (Diário)
MISSA CAMPAL
Depois da chegada da imagem de Mãe Medianeira no parque, o arcebispo dom Leomar Brustolin rezou a missa campal do altar monumento:
MISSAS E VIGÍLIAS
Ainda na tarde de sábado, a tradicional missa da saúde foi celebrada. Desde às 18h de sábado até a madrugada deste domingo, religiosos se reuniram em missas e vigílias preparatórias para a carreata, que será com 100 veículos.
CELEBRAÇÃO A DISTÂNCIA
A programação é transmitida online, pelo Facebook da Arquidiocese e também pela página da Basílica da Medianeira.
PROTOCOLOS
A capacidade de fieis no Parque da Medianeira é de 7,3 mil pessoas. Dentro do Santuário, de 700. O espaço está com um contador eletrônico de público e, atingido o limite, novas pessoas só vão entrar na medida que outras deixarem o local. Neste ano, não é exigido comprovante vacinal para acesso ao parque, mas cuidados como máscara, distanciamento e álcool gel.
NOVA DATA
No ano que vem, excepcionalmente, a Romaria da Medianeira não será no segundo domingo de novembro, como é tradicional. O evento ocorrerá em 6 de novembro de 2022, no primeiro domingo do mês. O motivo é a realização do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), entre 11 e 15 de novembro, em Recife, que coincidiria com a data da Romaria. A novidade será anunciada aos fiéis no domingo.